quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Traje feio

Ilustração
Esta história se passou comigo quando eu era criança e morava com minha tia malvada, lá em Panambi. 

No colégio das freiras tudo era no “prafrentex”, como se dizia por lá. Uniforme marrom, camisa branca. Nem precisa dizer que minhas vestes eram as mais feias. Claro, sempre compradas em liquidação ou mandadas fazer em costureiras chambonas. E quando levei para casa a lista do uniforme para a Educação Física, então...

Depois de lamentar o gasto, a tia foi ao “comércio” comprar. Andou à tarde toda e apareceu, finalmente, com o solicitado pela escola: calção branco, meia branca, tênis branco, tudo branco. Até a camiseta.

Ela chegou e pôs-se a destrinchar os pacotes. Já se via, pela sua cara, que coisa boa não era. Quando que a tia iria comprar algo de marca? Só quando o galo criasse dente, como diria meu tio.

Assim que desembrulhou tudo, a tia ordenou que eu vestisse o uniforme. Fiquei com vergonha de mim mesmo. Imagine quando os outros me vissem na escola. O calção eu chamaria de guarda-chuva ou para-quedas. Armado, bem armado! Para variar, ela havia comprado um número bem acima do meu, devido à bendita liquidação. Ainda por cima, era amarelado, encardido mesmo. E os “guides”, como eram conhecidos os tênis: uns dois ou três números acima do meu, tudo pelo mesmo motivo do calção; liquidação! Aquilo ficou um perfeito par de jundiás nos meus pés, com uns centímetros de sobra. Quando vesti todas as peças, a tia me gritou:

- Sai do quarto, guri. Quero ver o “trajo” de física, se ficou bom!
Saí de mansinho, com a cara de quem comeu e não gostou, mas era preciso achar bem bom, senão, tome bronca.
A tia só olhou para mim - aquela criaturinha de pernas e canelas finas - embaixo daquele calção, socada naqueles tênis horrorosos e exclamou:
-Bem que “esses coléjo pudium mudá um poco as ropa das criança, escoiendo arguma cosa mió”.
E arrematou:
-Que “trajo” bem feio de física!

Nenhum comentário: