quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Somos um cadáver adiado

(por João Lemes) Os estudiosos definiram o homem como animal racional. Que somos animais, eu sei. Tenho dúvidas quanto ao “racional”. A cada dia é gente maltratando a natureza, os animais, as pessoas... É tanta violência, tanto racismo, tanta homofobia que chego a perder as esperanças na humanidade.

Sabemos que diploma nunca encurtou orelhas, que educação não é a escola quem dá, muito menos a faculdade. Educação é berço!  E hoje ainda temos a tal rede social, um mural onde se coloca de tudo, até aquela velha opinião que sempre temos, mas que merecia ser enterrada conosco.

Vejam o judiciário. Ele se dedica a julgar milhares de casos e, alguns, ainda ficam impunes devido à falta de certezas. Agora imaginem uma rede com opinião e “certezas” de todos os lados. O pior é que em rede social não há errata ou pedido de desculpas. Alguns compartilham crimes e ainda escrevem: “não sei se é verdade”.

A verdade mesmo é que discordo de quem disse que somos “racionais” e apelo a Fernando Pessoa o qual deu a melhor definição sobre nós, “desumanos”. O homem é um cadáver adiado.  

Nenhum comentário: