domingo, 2 de julho de 2017

Meu amigo Pedro

(do quadro minhas histórias)

 - por João Lemes - Das tantas coisas que presenciei, algumas merecem ser compartilhadas. Quando morei em Cruz Alta fiz tanta amizade... Gente de vilas bem pobres e outros eu conheci no colégio interno. O Pedro eu encontrei quando fui morar nos apartamentos da extinta Cohab. Ali tinha de tudo; do pedreiro ao traficante, da prostituta à dona de casa.

Como o Pedro virou meu vizinho de porta, não demorou para descobrir que ele sempre saia à noite, porém, sempre dizia que não tinha emprego. Um dia descobri que sua "profissão" era o roubo. Sim, ele entrava nas casas e roubava TVs, utensílios, ferramentas e até pneus. Dizia que essa vida era a única que lhe restara e que precisava sustentar o filho.

Como tudo na vida depende da mão de alguém, pensei em ajudar meu amigo Pedro e lhe arrumei o primeiro serviço na mesma empresa em que eu trabalhava como leiturista de medidor de luz. No início, como foi bem recomendado por mim, tudo andou direitinho. Até que um dia o patrão se queixou que um morador havia ligado alertando para os olhares compridos que o Pedro lançava dentro de casa quando ia fazer a leitura da luz. Fui direto ter com ele:
 -Mas como? Quer me arruinar a vida? Eu te dei uma mão e tu fica olhando para dentro das casas das pessoas?
 - Mas quem te disse isso, João? Tá louco? Aposto que foi esse "veio" fofoqueiro. Só de nojo vou deixar esse "veio" "nos toquinhos".
Esse "veio" era o chefe e "deixar nos toquinhos" era o ato de roubar todos os pneus do carro. Ideia que o Pedro abandonou para me provar que estava regenerado. Mas não resolveu. Foi despedido.

Mesmo diante desse "entrave", não perdi a esperança. Todos merecem duas chances e resolvi dar-lhe a segunda. Quando mudei de emprego, de novo consegui uma "boca" para ele na mesma empresa. Tudo recomeçava a dar certo. Até que um dia faltou ao trabalho. Depois de novo e de novo. Desconfiado, o chefe mandou atrás dele em casa. O problema dessa vez não era o Pedro, nem do Pedro, mas algo que o Pedro havia feito no passado, cuja "condena" chegou só depois. Fazer o quê! Lei é lei!

E seguiu-se a peregrinação dos mandados do chefe e nada do Pedro. Nem em casa, nem no hospital, nada de informação. Àquela altura eu torcia que tudo se esclarecesse. Afinal, fui eu quem apresentara o Pedro no trabalho.
Já estava com muita vergonha pela sua falha ao serviço - imagina se descobrem que ele está na cadeia - pensava eu. Até que, numa daquelas, um dos nossos colegas voltou dizendo que finalmente tinha ouvido notícias do faltoso. Pensei: é agora! E foi mesmo. O colega falou pra mim e para o chefe:
- Ninguém sabe do Pedro. A única coisa que ouvi veio de um menininho que apareceu por lá. Ele disse: "O Pedo tá peso". Juro que não entendi mais nada...

Como vimos, todo o sujeito precisa de uma chance. Eu tive a minha e dei uma ao Pedro. Pena que o entrave foi o seu próprio passado.

Nenhum comentário: