domingo, 11 de junho de 2017

O conhecimento e o sucesso


(João Lemes)* - Muitos questionam o fato de uma pessoa ser tão sábia para certas coisas e tão ignorante para outras. Como que alguém tão estudado, muitas vezes até um professor de uma importante universidade, pode cometer os erros mais infantis ou nunca ter sucesso noutras áreas?

Em primeiro lugar é bom não perder de vista fatores distintos, como inteligência, conhecimento, capacidade e comportamento. Portanto, se apenas o conhecimento por si só bastasse para atrair sucesso e riqueza, muitos professores e palestrantes estariam no topo dessa pirâmide.      

É claro que para muitas questões não há respostas prontas, mas há raciocínios que podem nos levar a entender um pouco mais dessa complexa matéria. Então, vejamos o que disse o filósofo alemão Arthur Schopenhauer:

“A mais rica biblioteca, quando desorganizada, não é tão proveitosa quanto uma bastante modesta, mas bem ordenada. Da mesma maneira, uma grande quantidade de conhecimentos, quando não foi elaborada por um pensamento próprio, tem muito menos valor do que uma quantidade bem mais limitada, que, no entanto, foi devidamente assimilada”.

Pelo pensamento mais prático, concluímos que não é preciso sermos uma biblioteca. Precisamos é ter discernimento, foco e ação. Claro, isso tudo aliado ao conhecimento viraria um trem bala rumo ao sucesso.
* (Jornalista -  Santiago -  RS).

Nenhum comentário: