terça-feira, 16 de maio de 2017

Os porquês dos presídios cheios

(João Lemes)
Você sabia que 13,5 % dos homicídios no mundo acontecem no Brasil? Sim. A média é de 60 mil por ano. Supera a guerra da Síria. Sabia que os assaltos são o dobro da média mundial? Sabe o porquê disso? É que de cada 100 crimes, menos de 8 são solucionados. Assim, dos 60 mil assassinatos por ano, 55 mil ficam sem solução.

Hoje se libera 80% dos flagrantes. Alguns chegam a ser presos mais de 20 vezes no mesmo dia e acabam liberados. Então, toda vez que um criminoso é solto, ele fica mais violento e audacioso. Como a impunidade é a mãe da reincidência, tomem mais crimes e outra estatística; temos a maior reincidência do mundo.

Como se não bastasse, há outras estatísticas nessa guerra. São 500 policiais mortos todo ano e, mesmo com apenas 5% dos criminosos sendo presos, temos a 4ª maior população carcerária. Por isso as cadeias estão lotadas.

Diante dos números já sei o que muitos dirão: “Está na hora de darmos uma arma a cada ‘cidadão de bem’ para que saia matando bandidos. Só que ele não vai matar bandido, ele vai é entregar sua arma ao bandido (como tem acontecido) ou matar um amigo, a esposa etc.

Mas aí, qual a solução para a carnificina? Temos que dar educação, dar mais saúde e dividir melhor a renda. Acima de tudo é preciso punir o faltoso e, depois, recuperá-lo, não fazer depósitos ou escolas do crime. Mas pra isso é preciso mais dinheiro público e, aí, pode não sobrar para os gordos salários dos políticos e para os roubos de outros tantos.

Nenhum comentário: