segunda-feira, 15 de maio de 2017

Minhas histórias

Dando sequência à série, aqui vamos com outra história que me envolveu, que presenciei ou que aprendi. 

A dona maleza!
Quando a Suzana e eu morávamos nos apartamentos da Cohab em Cruz Alta (1990) fizemos amizade com uma vizinha de porta. Daquelas que sempre está te "faqueando" em alguma coisa. O pior é que essa pedia emprestado e nunca ou raramente devolvia. Realmente, com ela, quem emprestava aos pobres dava "adeus".

Certa vez ela bateu à porta e pediu a panela de pressão para cozinhar feijão. Em seguida bateu de novo:
 -  Vizinha. Não vai me acreditar! Mas estou sem feijão em casa. Poderia me arrumar uma "cozinhadinha"?
Não deu 5 minutos, eis que batem à porta. Era ela pela terceira vez:
-  Ai, vizinha! Que vergonha!
-  Nossa! Por que a vergonha?
Não vai me acreditar mesmo! Acabou meu gás...
 - Tudo bem, daqui a panela que cozinhamos no nosso fogão. Só da outra vez, pode pedir tudo de uma só vez, por favor?
Evidente que esta última frase ninguém lhe disse, mas que que deu vontade, ah, deu!
Mas aí ela poderia dizer que era melhor pedir do que roubar já que seu marido era desses gatos finos. Pior é que se dava comigo também, mas essa história eu conto outra vez... Hoje vamos ficar com a história da "Dona Maleza".
Obs. Maleza é um termo gaúcho que define a situação física ou financeira da pessoa. 

Nenhum comentário: